Páginas

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Como funciona ?


Existem várias maneiras de se organizar este processo seletivo. A mais tradicional é a realizada por meio de um "bate-papo" entre os candidatos e os selecionadores. Em geral, haverá a presença de um profissional que direcionará a dinâmica, e outro que ficará encarregado de avaliar o desempenho de cada candidato, anotando os resultados individuais.

Os assuntos são os mais variados possíveis, com o objetivo de medir conhecimentos gerais, avaliar seu comportamento diante do público e, principalmente, sua coerência e capacidade de improvisar sob certa pressão.

Existe ainda a técnica da dramatização: o grupo recebe um tema e deve vivenciar uma situação próxima da realidade. Cada um dos integrantes interpreta um papel. Um exemplo: o grupo deve simular uma negociação entre clientes e fornecedores. Desta forma, o avaliador poderá perceber as aptidões de cada um nesta situação.

Outro tipo de dinâmica é a realizada por meio de tarefas manuais determinadas pelo selecionador. Ele fornece matéria-prima e pede que o grupo, com este material, desenvolva algo, como uma maquete de indústria, por exemplo.

Todo o processo é acompanhado de perto: durante o desenvolvimento da tarefa, o selecionador poderá, com facilidade, perceber quem possui perfil de liderança (dando as primeiras coordenadas de como poderão começar), organização, realização ou acomodação (aquele que fica esperando os outros decidirem para então colocar a mão na massa).

Cada empresa cria seus métodos, adaptados, claro, à sua realidade e ao que precisam encontrar no profissional: podem simular técnicas de vendas, promover competições entre dois grupos etc. O objetivo é oferecer condições para uma análise adequada de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário