Páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa"

Objetivo: essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem sobre cooperação entre o grupo.
Materiais: 1 cadeira
Procedimento: consiste na brincadeira da dança da cadeira(mesmo procedimento), só que em ao invés dos que ficarem sem se sentar sairem, terão que se sentar no colo do amigo, de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.

Dinâmica: " do papel"

Objetivo: Descontração
Materiais: pedaço de papel, caneta
Procedimento: Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser, ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!

Dinâmica: "Chupa ai"

Objetivo: Estimular o Trabalho em Equipe.
Materiais: Uma bandeija e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser colocadas dentro da bandeija.
Procedimento: forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua própria boca'.
Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeija no chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e coloque na boca do outro.
Muito divertida esta dinâmica!

Outra Versão: Dinâmica "Caixinha de Surpresas"

Objetivo: Dinâmica do autoconhecimento;Falar sobre si
Materiais: caixinha com tampa, eEspelho
Procedimento:Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.

Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"

Objetivo: Estimular a autoestima
Materiais: um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento: O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem

Dinâmica: " Recital das Almas Gêmeas"

Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação entre os membros do grupo.
Material: papel e caneta
Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva segunda parte

Dinâmica: " da Historinha"

Objetivo: Treinar a memorização e atenção.
Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Como se preparar?


Para se destacar em uma dinâmica, você precisa, em primeiro lugar, manter a calma. Controle seus nervos e sua timidez. Quanto ao preparo, informe-se sobre a empresa, leia bastante e mantenha-se atualizado. Isso irá lhe dar um pouco mais de autoconfiança.

Não queira aparecer demais! Como a comparação entre os candidatos será feita diante de uma equipe, evite o instinto de querer chamar a atenção. Procure ser participativo, mas não exagere na dose. Não opine demais, muito menos critique muito alguma situação abordada ou algum membro do grupo.

A cautela é válida sempre, ainda mais se o assunto discutido pelo grupo for muito polêmico, como política ou futebol, por exemplo. Evite os discursos exagerados e contenha-se.

Como em vários momentos de nossa vida, você deverá usar de bom senso para que possa garantir bons resultados. Mantenha-se seguro, e vá à luta!

Como funciona ?


Existem várias maneiras de se organizar este processo seletivo. A mais tradicional é a realizada por meio de um "bate-papo" entre os candidatos e os selecionadores. Em geral, haverá a presença de um profissional que direcionará a dinâmica, e outro que ficará encarregado de avaliar o desempenho de cada candidato, anotando os resultados individuais.

Os assuntos são os mais variados possíveis, com o objetivo de medir conhecimentos gerais, avaliar seu comportamento diante do público e, principalmente, sua coerência e capacidade de improvisar sob certa pressão.

Existe ainda a técnica da dramatização: o grupo recebe um tema e deve vivenciar uma situação próxima da realidade. Cada um dos integrantes interpreta um papel. Um exemplo: o grupo deve simular uma negociação entre clientes e fornecedores. Desta forma, o avaliador poderá perceber as aptidões de cada um nesta situação.

Outro tipo de dinâmica é a realizada por meio de tarefas manuais determinadas pelo selecionador. Ele fornece matéria-prima e pede que o grupo, com este material, desenvolva algo, como uma maquete de indústria, por exemplo.

Todo o processo é acompanhado de perto: durante o desenvolvimento da tarefa, o selecionador poderá, com facilidade, perceber quem possui perfil de liderança (dando as primeiras coordenadas de como poderão começar), organização, realização ou acomodação (aquele que fica esperando os outros decidirem para então colocar a mão na massa).

Cada empresa cria seus métodos, adaptados, claro, à sua realidade e ao que precisam encontrar no profissional: podem simular técnicas de vendas, promover competições entre dois grupos etc. O objetivo é oferecer condições para uma análise adequada de comportamento.

O que é Dinâmica em grupo?


A dinâmica de grupo tem alguns objetivos, dependendo da empresa em questão. Um deles é abreviar, na medida do possível, o processo seletivo, já que o número de candidatos é sempre bem maior do que o de vagas. A outra finalidade é poder acompanhar a reação dos candidatos diante de um grupo.

O número de pessoas pode variar um pouco, mas geralmente não passa de 15 candidatos. Caso contrário, seria necessário muito controle para manter o ambiente em condições adequadas de avaliação.

Lembre-se que se trata apenas de uma das etapas. Ser aprovado numa dinâmica não significa que a vaga já é sua. Você poderá ser convidado para uma entrevista ou mais e, quem sabe, para testes práticos também. Este pode ser apenas um começo!